Notícias

  • Blaise Pascal, nome de referência da Matemática, faria aniversário esta semana!

    16/06/2017

    Blaise

    Dia 19 de julho, Blaise Pascal, comemoraria 394 anos. Ele foi um homem à frente de sua época, desenvolvendo inúmeras atividades, sendo elas Teólogo, Inventor, Físico e Matemático. Quando tinha apenas 18 anos, ele inventou a primeira máquina digital, chamada Pascalinne. O objeto fazia adições e subtrações e é semelhante a calculadora mecânica dos anos 40. Ele também desenvolveu o Triângulo de Pascal, que inicialmente era conhecido como "Triângulo Aritmético" e estudado por outros pensadores. Consiste em um arranjo triangular de números em que cada número é igual à soma do par de números acima de si. Ela apresenta inúmeras propriedades e relações, como as somas dos números dispostos ao longo das diagonais do triângulo que geram a Sucessão de Fibonacci.

     

    Fonte: http://www.somatematica.com.br/biograf/pascal.php

  • No mês de junho é comemorado o Dia Nacional do Químico

    16/06/2017

    quimico

    A data de 18 de junho foi escolhida para ser comemorado o Dia Nacional do Químico. Isso aconteceu em função da promulgação da “Lei Mater dos Químicos”, que aconteceu neste mesmo dia, no ano de 1956. Essa lei beneficiou os profissionais da área, afinal foi através dela que se dispôs sobre o exercício da profissão de Químico e também criou os conselhos de Química: CFQ (Conselho Federal de Química) e CRQ (Conselhos Regionais de Química). O químico tem um papel fundamental na sociedade, pois auxilia no desenvolvimento de pesquisas e teste voltados para a melhoria no ramo de remédios, alimentos e produtos de higiene e limpeza.

    Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-quimico.htm


  • Dia Nacional de Anchieta: Jesuíta que catequizava

    05/06/2017

    Catequeze

    O Dia Nacional de Anchieta é celebrado em 9 de junho. Essa é uma lembrança à personalidade histórica de José de Anchieta, padre jesuíta do século XVI, nascido na Espanha, que migrou para o Brasil com o propósito de catequizar os índios, com base na doutrina católica. A data foi escolhida, pois foi o dia de seu falecimento, no ano de 1597. Ele escreveu livros a respeito o idioma usado pelos indígenas, o Tupi-Guarani, na época da colonização portuguesa. Seu nome é sinônimo de educação e atualmente a Rede Jesuíta de Educação no Brasil tem mais de 31 mil alunos e quase dois mil educadores. O nome do Padre Anchieta está em diversas escolas espalhadas pelo território brasileiro, inclusive em uma em Porto Alegre, capital do nosso estado.

    Fonte:
    https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-de-anchieta/
    http://www.colegioanchieta.g12.br/

  • Preservação do meio ambiente. É uma ordem nos dias atuais!

    05/06/2017

    meio ambiente

    No dia 05 de junho do ano de 1972 foi instituída uma data de extrema importância: o Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante uma Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a data foi criada para marcar a importância da preservação dos recursos naturais do nosso planeta. Diferentemente do que alguns pensam, aquilo que extraímos da natureza é finito, portanto é necessário que o ser humano se conscientize e passe a usufruir os recursos naturais com responsabilidade. Atitudes como o descarte correto dos resíduos, incentivo à reciclagem, consumo comedido de combustíveis fósseis e água, o plantio responsável e preservação da mata, se, feitas por cada de nós, totalizarão uma imensa diferença.

    Fonte:

    http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm

  • O Físico e suas descobertas

    19/05/2017

     

    einsten

    Dia 19 de maio é comemorado o dia do Físico. Para nós, esta data é lembrada com muito entusiasmo, visto a importância desse profissional no desenvolvimento da Ciência e da decisiva participação nas principais descobertas científicas da humanidade. No Brasil, o dia é celebrado desde 2005, quando a ONU decretou aquele, como o Ano Internacional da Física, em homenagem ao centenário do “Ano Miraculoso de Einstein”. Já que, foi em 1905, que o gênio publicou seus estudos sobre a conhecida Teoria da Relatividade, que revolucionou o mundo. Se especula, que 19/05 é um jogo de números, que faz referência a 1905

    Fonte:
    https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-fisico/

  • Carlo Rovelli fala de ciência para o público porto-alegrense

    15/05/2017 CARLO
     
    A palestra do físico italiano Carlo Rovelli, na abertura do Fronteiras do Pensamento 2017 foi de casa cheia. O público lotou o salão de atos da UFRGS para prestigiar o cientista, que foi homenageado também com uma canção exclusiva para essa ocasião, antecedendo sua entrada no palco. Antes, o músico Antonio Villeroy já havia cantado para Rovelli no camarim. Durante a palestra ele se propôs a responder a pergunta: O que é ciência? E sintetizando sua resposta: é um questionamento continuado do senso comum e do saber durante certo tempo, provocando dessa forma, um novo olhar sob o mundo.
     
    Fonte:  http://zh.clicrbs.com.br/rs/opiniao/noticia/2017/05/fisico-italiano-carlo-rovelli-palestra-na-abertura-do-fronteiras-do-pensamento-2017-9794122.html
  • Dia da Matemática é uma homenagem ao brasileiro Malba Tahan

    04/05/2017

    MATH

    O Brasil comemora o Dia Nacional da Matemática em 06 de maio. A data é em alusão a um importante profissional da área, Júlio César de Mello e Souza, que nasceu nesta data, no ano de 1895. Além de matemático, foi professor e escritor, com uma escrita dinâmica e envolvente, utilizando enigmas que suscitavam a curiosidade e interesse do leitor. Ele usava o pseudônimo de Malba Tahan, como ficou conhecido através de suas obras. Inclusive recebeu uma autorização, do então presidente Getúlio Vargas, para que pudesse usá-lo ao lado do seu nome de batismo, na sua Carteira de Identidade.

    Fonte:
    http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-matematica.htm

  • Cidepe comemora o dia do Trabalhador lembrando a história da data

    28/04/2017

    trabalho

    Em 1º de maio é comemorado o Dia do Trabalhador. A origem histórica da data se dá em 1886, quando trabalhadores de Chicago, EUA, fizeram uma paralização para que às 13 horas trabalhadas por dia fossem reduzidas para 8, o que acabou dando início a uma greve geral no país, que foi denominada Revolta de Haymarket. Paris refletiu isso, três anos depois, também manifestou a sua indignação. Entretanto, foi só no ano de 1919 que o Senado da França, aprovou 8 horas diárias como o oficial e decretou o primeiro dia de maio como feriado, progressivamente, outros países também adotaram a celebração, sendo o Brasil um deles.

    Fonte:
    https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-trabalho/

  • Momento de cuidar do planeta Terra

    19/04/2017

    planeta

    Em 22 de abril, se comemora mundialmente o Dia da Terra. A ocasião é destinada para a reflexão da importância do nosso planeta e também da necessidade de cada um fazer um balanço e colocar em prática ideias criativas que possam ajudar a preservar todo o nosso Eecossistema. A primeira vez que esta data foi celebrada, foi no ano de 1970, em um fórum ambiental que reuniu 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos. Participaram desse ato: universidades, escolas e pessoas da comunidade. A manifestação foi tão impactante que o governo sentiu a necessidade de criar a Agencia de Proteção Ambiental.

    Fonte:
    https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-terra/
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Terra
  • Importante físico italiano vem ao Brasil no mês de maio

    04/04/2017

    Carlo Rovelli

    Carlo Rovelli, físico, cosmologista e escritor best-seller vai palestrar no Fronteiras do Pensamento, em Porto Alegre (RS). Em 2014 ele lançou o livro “Sete breves lições de Física” que procurava falar sobre como funciona o universo, mas de um modo que os leigos também entendessem. A obra foi um sucesso, vendendo milhares de cópias no seu país e sendo traduzido para diversos idiomas. Aproveitando o feito, este ano lançou mais um título “A realidade não é o que parece”, onde ele levanta questões sobre espaço, tempo e matéria. Sua palestra, que vai ser a de abertura do evento, que acontece no dia 15 de maio, às 19h45, no Salão de Atos da UFRGS.

    Fonte: Zero Hora Doc – Reportagem em Foco 25 e 26/03

Receba todas as nossas novidades por e-mail