Notícias

  • Dia Mundial do Petróleo

    27/09/2017

    petroleo

     

    O dia 29 de setembro é destinado para a celebração do Dia Mundial do Petróleo. A data foi estabelecida para celebrar a importância desse recurso natural para nossa sociedade e também para repensar e refletir sobre as formas de sua exploração e de seu uso. Também conhecido como o "ouro negro", o petróleo é um óleo natural formado dentro de rochas sedimentares, a partir da decomposição de compostos orgânicos há milhões de anos, como animais e plantas, por exemplo. Descoberto por Edwin Drake, em 1859, nos Estados Unidos. Edwin era um maquinista aposentado que, em um momento de desespero, colocou um cano no solo de sua propriedade para tentar extrair algum mineral que substituísse o óleo de baleia.

    O petróleo é uma fonte de energia findável, ou seja, tem um limite e um dia irá se esgotar. Por este motivo, muitos pesquisadores procuram por fontes alternativas renováveis de produção energética.

  • Aniversário Michael Faraday neste final de setembro

    12/09/2017

    faraday

     

    Michael Faraday nasceu no dia 22 de setembro de 1791,ele um físico e químico inglês que teve grandes contribuições no campo da Eletroquímica. Ele criou dos termos: cátion, ânion, eletrodo, eletrolítico, entre outros. Faraday foi intitulado como um experimentalista, após ter realizado incontáveis experimentos envolvendo as leis que regem a eletrólise. As leis propostas por Faraday regem a eletrólise, mas suas contribuições não param por aí, ele também estudou química e física, onde fez muitas descobertas. Michael faleceu no dia 25 de agosto de 1867 no Reino Unido.

    Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/quimica/michael-faraday.htm

  • Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

    12/09/2017

    Ozonio

    A data tem o principal objetivo de conscientizar a população e governos sobre a importância da preservação da camada de Ozônio para garantir o equilíbrio da vida na Terra. A camada de ozônio é uma defesa natural do planeta contra os raios ultravioletas, extremamente nocivos para nosso planeta. Nessa data são discutidos os prováveis cenários sobre como os impactos ambientais que podem destruir a camada de ozônio. E também é discutidas soluções de como encorajar atitudes favoráveis ao ambiente, evitando o desgaste desta barreira natural. A criação desta data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1994, como celebração da assinatura do Protocolo de Montreal, que ocorreu em 16 de setembro de 1987.


    Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-para-a-preservacao-da-camada-do-ozonio/

  • Dia do Biólogo – 3 de setembro

    31/08/2017

     

    biologo

    A data homenageia os profissionais que se dedicam ao estudo e pesquisa sobre os seres vivos. Estuda desde a sua origem, sua estrutura, sua evolução e suas funções para entender como se apresenta o ecossistema. Essa profissão tem um trabalho de extrema importância, pois além de diversas tarefas também auxilia no controle de pragas e na garantia da preservação ambiental. A profissão virou legal quando a lei nº 6.684, foi sancionada, em 03 de setembro de 1979, sendo que neste dia também criado o Conselho Federal de Biologia, os Conselhos Regionais e O Dia do Biólogo. Ser biólogo é muito mais que trabalhar com animais e plantas. Esses profissionais estudam todos os aspectos relacionados com a vida, podendo atuar em laboratórios, em zoológicos, em parques florestais, em áreas de preservação, em áreas mais burocráticas, entre muitas outras. Mas, sem dúvida, a mais bela de todos é exercer o ofício de professor de Biologia.

    Fontes: https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-biologo/
    http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-biologo.htm

  • Este ano, o Dia dos Pais será em 13 de agosto!

    01/08/2017

    pais

    A data se originou na Babilônia há 4 mil anos atrás, quando Elmesu confeccionou um cartão de argila, desejando coisas boas ao seu pai. Já em 1909, o americano Sonora Louise Smart Dodd decidiu criar a data para demonstrar a admiração que sentia pelo seu progenitor, em 19 de junho, dia de seu aniversário. No Brasil, o advento da data veio com o publicitário Sylvio Bhering que propôs em 1953 que a data fosse comemorada, com o objetivo de atrair anunciantes para o jornal O Globo. Inicialmente, foi escolhido 16 de agosto, por ser o dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria. Entretanto, para que todos os pais pudessem estar de folga na presença dos filhos, convencionou-se que seria todo segundo domingo de agosto.

    Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-dos-pais/

  • Desejamos a todos um caloroso Dia Internacional da Amizade!

    27/07/2017

    amigo

    O Dia internacional da Amizade é comemorado em 30 de Julho e foi instituído em 27 de abril de 2011, em uma Assembleia Geral das Nações Unidas. Seu objetivo é de lembrar a todos que a amizade é imprescindível para que a paz mundial seja difundida. O responsável pela ideia foi Ramón Artemio Bracho, médico do Paraguai e criador da Cruzada Mundial da Amizade, projeto esse que visa o bom convívio entre diferentes povos. A data procura salientar a o respeito e aceitação às diferentes culturas existentes no mundo.

     

    Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-da-amizade/

  • Cidepe parabeniza todos que estão ao seu lado neste Dia do Amigo

    20/07/2017

    amigo

    Inspirado no evento da chegada do homem à Lua, o médico Argentino Enrique Ernesto Febbaro, no dia 20 de julho de 1969, decidiu enviar 4000 cartas para seus amigos e conhecidos, com o objetivo de criar o Dia do Amigo. Com o tempo, essa ação fez com que vários países além da Argentina, como Uruguai, Brasil e Moçambique quisessem participar e comemorar a data. Mesmo falando idiomas diferentes, os participantes esperavam, que o envolvimento quebrasse todas as barreiras nas relações entre as pessoas. É importante salientar que apesar de 20 de julho ser a data oficial, popularmente no Brasil, se celebra também no dia 18 de abril. 

    Fonte: https://www.calendariobr.com.br/dia-do-amigo#.WWO5sBXyuM8

  • Primeira viagem à Lua aconteceu em 20 de julho de 1969

    20/07/2017

    a terra

    Neste dia 20 de julho faz 48 anos que o homem pisou na Lua pela primeira vez. Uma curiosidade é que o termo técnico para este evento é alunissagem. O astronauta pioneiro foi Neil Armstrong, que na época tinha 38 anos e era ex-piloto de testes de aviões. Na superfície da Lua, após o primeiro passo, ele disse a célebre frase: “este é um pequeno passo para um homem, mas grande para a humanidade”. Estavam com o capitão Armstrong na Missão Apollo 11, Edwin Aldrin, antigo piloto de jatos da Força Aérea Americana e Michael Collins, que era o responsável por pilotar o módulo espacial. Estima-se que uma em cada 4 pessoas no planeta Terra assistiu a transmissão, que passou pela TV.

    Fontes: http://www.editoracontexto.com.br/blog/a-incrivel-primeira-viagem-do-homem-a-lua-1969/
    http://www.manualdomundo.com.br/2013/05/quantas-vezes-o-homem-pisou-na-lua/
    http://super.abril.com.br/tecnologia/a-viagem-do-homem-a-lua-o-maior-espetaculo/

  • Precursor dos estudos da genética faria aniversário

    20/07/2017

    genetica

    Se ainda vivesse, Gregor Mendel completaria 195 anos neste dia 20. Ele foi monge beneditino, mas sempre se interessou pelo campo da Ciência especialmente da botânica, já que seu pai era jardineiro. Mendel estudou História Natural na Universidade de Viena. Posteriormente, ele uniu os conhecimentos adquiridos na universidade com o que aprendeu com seu pai e desenvolveu um estudo aprofundado com ervilhas. Ele percebeu que a hereditariedade influenciava nas características das plantas, como coloração e textura, o que viria a ser os genes. Entretanto, devido aos seus afazeres sacerdotais ele acabou deixando suas teorias de lado. Anos após seu falecimento pesquisadores reconheceram a grandiosidade das suas teses no campo da Ciência.

    Fonte: http://www.todabiologia.com/pesquisadores/gregor_mendel.htm

  • Cidepe ao lado do SINEPE no Congresso do Ensino Privado Gaúcho

    19/07/2017

    Sinepe

    O Cidepe vai estar presente no 14º Congresso do Ensino Privado Gaúcho, dando apoio ao realizador do evento, SINEPE – RS, Sindicato do Ensino Privado. Paralelamente também acontece a Expoeducação, feira de produtos e serviços do setor educacional. No encontro, que tem como tema: “Ousadia para Mudar”, acontecem conferências com renomados palestrantes que irão tratar de educação, valores e ensino. O evento que acontece de 19 a 21 de julho, vai movimentar o setor, já que conta com mais de 2000 inscritos. O congresso será realizado no Centro de Eventos da PUC, Av. Ipiranga, 6681, em Porto Alegre – RS.

    Fonte: http://www.sinepe-rs.org.br/congresso/congresso/

Receba todas as nossas novidades por e-mail