Notícias

  • Cidepe participa na Capital Federal da edição 2018 do ConectaIF

    30/07/2018

    conectaIF

    O Cidepe - Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa, participará do Encontro de Educação Profissional, Científica e Tecnológica- ConectaIF-2018, promovido pelo Instituto Federal de Brasília(IFB). O evento acontecerá junto ao Centro de Eventos Ulysses Guimarães, na capital federal de 06 à 10 de agosto.
    A programação reunirá, profissionais da educação, professores e alunos para debates, seminários e apresentações de trabalhos que discutirão, soluções inovadoras, científicas e tecnológicas para o meio. Paralelo, a extensa programação do ConectaIF-2018, acontece ainda o II Seminário de Ensino Médio Integrado. Promovido pelo Ministério da Educação e Governo Federal, atividades tem diversos institutos nacionais e internacionais que já confirmaram presença entre eles, a organização dos Estados Ibero Americanos(OEI). E nesta edição, a empresa gaúcha Cidepe estará com sua marca fortalecendo as relações e negócios entre os participantes; apresentando suas soluções, novidades e equipamentos de ensino e aprendizagem nas áreas da matemática, química, física, biologia, engenharias e energias renováveis. Além disso, a equipe de colaboradores objetiva buscar atualização e conhecimento nos principais temas em torno do acontecimento.

  • XI Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular- CBESP

    07/06/2018

    CBESP

    Estaremos participando, de 7 à 9 de junho, do XI Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular - CBESP, que acontece na Ilha de Comandatuba, na Bahia.
    O evento é referência reunindo as principais lideranças do setor da Educação Superior no Brasil, especialmente na área particular, reitores, mantenedores, gestores, autoridades governamentais e políticas com responsabilidade na área de educação – renomados educadores e formuladores de políticas públicas para a educação no Brasil.

    Paralelo ao congresso, acontece um momento de interatividade com as empresas convidadas e os expositores. Nesta edição, o Cidepe estará presente com um stand em parceria com o representante Algetec de Salvador - Bahia. Além da presença forte da marca Cidepe, o evento servirá para estreitar o relacionamento com as instituições de ensino participantes e atualizar-se dos temas pertinentes e as novas tendências da educação futura de ensino particular brasileiro.

  • Cidepe inicia atividades comerciais na Costa Rica

    26/04/2018

    INAUGURAÇÃO SHOWROOM DA CORPORACIÓN ACS INAUGURAÇÃO SHOWROOM DA CORPORACIÓN ACS

     

     

     

     

     

     

    Entre os dias 16 e 20 de abril de 2018, o CIDEPE - Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa, realizou uma série de atividades comerciais em San José, Costa Rica, em parceria com seu novo distribuidor para o mercado local, a empresa Corporación ACS.

    No dia 18, foi inaugurado “showroom” de equipamentos CIDEPE nas dependências de seu parceiro costa-riquenho, assim como também foi dada capacitação técnica para montagem e utilização dos produtos ao corpo comercial e técnico da Corporación ACS. No dia seguinte, quinta feira 19 de abril, foi realizado em duas sessões, manhã e tarde, workshop para clientes finais, o qual teve como tema a utilização de equipamentos didáticos no ensino das disciplinas de Física e Matemática. A adesão ao evento foi grande, contanto com a participação de importantes grupos educacionais, universidades e escolas locais.
    Representaram o CIDEPE neste trabalho o Diretor Presidente Sr. Luiz Ramos, o Trader de Exportação Daniel Marzullo, bem como os físicos Jussara Guimarães e Guilherme Sampert.

    WORKSHOP PARA CLIENTES FINAIS  WORKSHOP PARA CLIENTES FINAIS

  • Chilenos recebem capacitação na sede do Cidepe.

    19/04/2018

    avantec

    Um grupo de diretores e professores chilenos de escolas Adventistas estiveram na sede do CIDEPE, em Canoas(RS), neste mês de abril, recebendo capacitação sobre os equipamentos adquiridos recentemente. Escolas chilenas já contam com vários equipamentos em seus laboratórios. As informações adquiridas por este grupo foram destinadas às áreas de Física, Matemática, Química e Biologia. Durante esta visita, foram entregues placa e premiações aos representantes da AVANTEC pelo atingimento da meta de vendas para o ano de 2017, no Chile. Os profissionais da AVANTEC que receberam este reconhecimento foram: Jorge Fernandez e Diego Alcaino.

    Daniel Marzullo - Trader Cidepe, Jorge Fernandez e Diego Alcaino da AVANTEC e Eunice Valmorbida - diretora Cidepe

  • Cidepe instala módulos para hidráulica no Peru.

    18/04/2018

    CHILENOS

    Em parceria com o distribuidor exclusivo para o Peru, a empresa ADES, o CIDEPE instalou, no mês de março de 2018, módulos para hidráulica.

    O cliente final que comprou os equipamentos chama-se “Universidad Peruana del Centro - UPECEN”, localizada na cidade de Huancayo, Peru e está equipando seu laboratório para Engenharia Civil. Foram responsáveis pela instalação dos equipamentos e capacitação dos professores da universidade os físicos da empresa ADES Wiliam Trujillo e José Castañeda.

    Além do conjunto para hidráulica, também foram adquiridos pela mesma universidade diversos outros equipamentos, software para aquisição de dados e Interface.

    Na foto, físicos da ADES instalando e capacitando os clientes finais nos equipamentos Cidepe.

  • Equinócio e Solstício

    20/03/2018

    Equinocio

    Equinócio

    O equinócio é um fenômeno astronômico em que os raios do Sol incidem de forma direta na linha do Equador. O equinócio ocorre em dois dias do ano, deixando dia (parte iluminada) e noite (parte escura) com o mesmo tempo de duração.

    Os dois dias de equinócio são utilizados para marcar o começo de duas estações do ano: primavera e outono.

    O equinócio de outono, geralmente ocorre em 20 de março e marca o início do outono no hemisfério sul. No hemisfério norte ele dá início à primavera.

    O outro equinócio ocorre no dia 22 ou 23 de setembro, dependendo do ano. No hemisfério sul é o equinócio de primavera e marca o início desta estação do ano. Já no hemisfério norte ele marca o começo do outono.

     

    Solstício

    O solstício é o fenômeno astronômico em que os raios do Sol incidem diretamente sobre o Trópico de Capricórnio ou Trópico de Câncer. Existem dois dias de solstício durante o ano. Eles marcam o início de duas estações do ano: verão e inverno.

    No hemisfério sul, o solstício de verão ocorre no dia 21 ou 22 de dezembro. Num destes dias, dependendo do ano, os raios solares incidem diretamente sobre o Trópico de Capricórnio. Ele marca o início do verão neste hemisfério. Já o solstício de inverno ocorre no dia 20 ou 21 de junho, dando início ao inverno neste hemisfério.

    No hemisfério norte, o solstício de verão ocorre no dia 20 ou 21 de junho e marca o começo do verão. Os raios solares, num destes dias, incidem diretamente sobre o Trópico de Câncer. Já o solstício de inverno, neste hemisfério, ocorre no dia 21 ou 22 de dezembro.

     

    Heliodon Cidepe

    Com o EQ219 do Cidepe, um equipamento portátil e prático, você pode demonstrar aos seus alunos o estudo do movimento aparente do Sol, tal como visto da Terra, duração do dia solar e da hora do nascer e do pôr do Sol em qualquer dia do ano e para qualquer lugar do planeta, entre outros fenômenos...

    Confira: https://goo.gl/gsj2eQ

  • Stephen Hawking, físico britânico, morre aos 76 anos

    14/03/2018

    eins

    Stephen William Hawking, físico e pesquisador britânico, morreu aos 76 anos nesta quarta-feira (14) em sua casa na Inglaterra. Hawking se tornou um dos cientistas mais conhecidos do mundo ao abordar temas como a natureza da gravidade e a origem do universo. Também foi um exemplo de determinação por resistir muitos anos à esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa.

    A morte foi comunicada por sua família à imprensa inglesa. "Estamos profundamente tristes pela morte do nosso pai hoje", disseram seus filhos Lucy, Robert e Tim. "Era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos", afirmaram em um comunicado. A causa da morte ainda não foi divulgada.

    Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942, exatamente 300 anos após a morte de Galileu, e morreu na mesma data do nascimento de Albert Einstein (14 de março de 1879).

    No final da década de 1960, Stephen Hawking ganhou fama com sua teoria da singularidade do espaço-tempo, aplicando a lógica dos buracos negros a todo o universo. Ele detalharia o tema ao público em geral no livro "Uma breve história do tempo", best-seller lançado em 1988.

    Em 2014, sua história de vida foi contada no filme "A teoria de tudo", que rendeu o Oscar de melhor ator a Eddie Redmayner, que interpretou o físico no cinema.

    fonte portal G1.com

  • Entramos para a Elite da Matemática

    26/01/2018

    O Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, na edição do dia 25 de janeiro, destaca a presença do Brasil no seleto grupo de países com destaque de pesquisas em Matemática. Mostra o reconhecimento e esforços dos nossos profissionais. Confira aqui as informações completas desta notícia.

    https://globoplay.globo.com/v/6449732/

  • O Dia do Engenheiro

    11/12/2017

    O Dia do Engenheiro é comemorado anualmente em 11 de dezembro, no Brasil. A data homenageia os profissionais responsáveis em desenhar, projetar e concretizar construções. Sejam residências ou prédios comerciais, o engenheiro é um dos principais responsáveis pela segurança da construção. Um pequeno erro nos cálculos poderia colocar a vida de muitas pessoas em perigo.

    Origem do Dia do Engenheiro

    O Dia do Engenheiro surgiu a partir do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regulamenta e oficializa as profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor no Brasil. O Dia da Engenharia é celebrado em 10 de abril no Brasil.
    Mesmo sendo este dia dedicado a comemorar os profissionais de Engenharia Civil, existem muitos outros tipos de engenheiros que talvez você não soubesse que existiam:
    Engenharia Química Engenharia Biomédica
    Engenharia de Petróleo e Gás
    Engenharia Elétrica
    Engenharia Aeronáutica
    Engenharia de Aquicultura
    Bioengenharia
    Engenharia Ambiental
    Engenharia de Alimentos
    Engenharia Cartográfica
    Engenharia Metalúrgica
    Engenharia de Energia
    Engenharia de Materiais
    Engenharia de Pesca
    Engenharia de Computação
    Engenharia de Controle e Automação
    Engenharia em Agrimensura
    Engenharia Agrônoma
    Engenharia Agrícola
    Engenharia Acústica
    Engenharia de Segurança no Trabalho
    Engenharia de Horticultura
    Engenharia Física
    Engenharia Florestal
    Engenharia de Minas
    Engenharia Naval
    Engenharia Mecânica
    Engenharia Hídrica
    Engenharia Mecatrônica
    Engenharia em Tecnologia Têxtil e da Indumentária
    Engenharia Sanitária
    Engenharia de Telecomunicações
    Engenharia de Produção
    Engenharia Têxtil.

    Para mais informações: http://bit.ly/2BO4Vfu

  • Werner Karl Heisenberg

    05/12/2017

    Werner Karl Heisenberg foi um físico teórico alemão que recebeu o Nobel de Física de 1932, "pela criação da mecânica quântica, cujas aplicações levaram à descoberta, entre outras, das formas alotrópicas do hidrogênio".

    Juntamente com Max Born e Pascual Jordan, Heisenberg estabeleceu as bases da formulação matricial da mecânica quântica em 1925. Em 1927, publicou um artigo em que apresenta o Princípio da Incerteza. Fez importantes contribuições teóricas nos campos da hidrodinâmica de escoamentos turbulentos, no estudo do núcleo atômico, do ferromagnetismo, dos raios cósmicos e das partículas subatômicas.
    Após a segunda guerra, foi nomeado diretor do Instituto Kaiser Wilhelm de Física, que mais tarde passou a ser denominado Instituto Max Planck de Física. Ele dirigiu o instituto até sua transferência para Munique em 1958, quando foi ampliado e renomeado Instituto Max Planck de Física e Astrofísica. Heisenberg foi ainda presidente do Conselho de Pesquisa Alemão, presidente da Comissão de Física Atômica, presidente do Grupo de Física Nuclear de Trabalho, e presidente da Fundação Alexander von Humboldt.

    Para mais informações acesse esse link: http://bit.ly/2ASvzqa

     

Receba todas as nossas novidades por e-mail