Notícias

  • O Dia do Engenheiro

    11/12/2017

    O Dia do Engenheiro é comemorado anualmente em 11 de dezembro, no Brasil. A data homenageia os profissionais responsáveis em desenhar, projetar e concretizar construções. Sejam residências ou prédios comerciais, o engenheiro é um dos principais responsáveis pela segurança da construção. Um pequeno erro nos cálculos poderia colocar a vida de muitas pessoas em perigo.

    Origem do Dia do Engenheiro

    O Dia do Engenheiro surgiu a partir do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regulamenta e oficializa as profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor no Brasil. O Dia da Engenharia é celebrado em 10 de abril no Brasil.
    Mesmo sendo este dia dedicado a comemorar os profissionais de Engenharia Civil, existem muitos outros tipos de engenheiros que talvez você não soubesse que existiam:
    Engenharia Química Engenharia Biomédica
    Engenharia de Petróleo e Gás
    Engenharia Elétrica
    Engenharia Aeronáutica
    Engenharia de Aquicultura
    Bioengenharia
    Engenharia Ambiental
    Engenharia de Alimentos
    Engenharia Cartográfica
    Engenharia Metalúrgica
    Engenharia de Energia
    Engenharia de Materiais
    Engenharia de Pesca
    Engenharia de Computação
    Engenharia de Controle e Automação
    Engenharia em Agrimensura
    Engenharia Agrônoma
    Engenharia Agrícola
    Engenharia Acústica
    Engenharia de Segurança no Trabalho
    Engenharia de Horticultura
    Engenharia Física
    Engenharia Florestal
    Engenharia de Minas
    Engenharia Naval
    Engenharia Mecânica
    Engenharia Hídrica
    Engenharia Mecatrônica
    Engenharia em Tecnologia Têxtil e da Indumentária
    Engenharia Sanitária
    Engenharia de Telecomunicações
    Engenharia de Produção
    Engenharia Têxtil.

    Para mais informações: http://bit.ly/2BO4Vfu

  • Werner Karl Heisenberg

    05/12/2017

    Werner Karl Heisenberg foi um físico teórico alemão que recebeu o Nobel de Física de 1932, "pela criação da mecânica quântica, cujas aplicações levaram à descoberta, entre outras, das formas alotrópicas do hidrogênio".

    Juntamente com Max Born e Pascual Jordan, Heisenberg estabeleceu as bases da formulação matricial da mecânica quântica em 1925. Em 1927, publicou um artigo em que apresenta o Princípio da Incerteza. Fez importantes contribuições teóricas nos campos da hidrodinâmica de escoamentos turbulentos, no estudo do núcleo atômico, do ferromagnetismo, dos raios cósmicos e das partículas subatômicas.
    Após a segunda guerra, foi nomeado diretor do Instituto Kaiser Wilhelm de Física, que mais tarde passou a ser denominado Instituto Max Planck de Física. Ele dirigiu o instituto até sua transferência para Munique em 1958, quando foi ampliado e renomeado Instituto Max Planck de Física e Astrofísica. Heisenberg foi ainda presidente do Conselho de Pesquisa Alemão, presidente da Comissão de Física Atômica, presidente do Grupo de Física Nuclear de Trabalho, e presidente da Fundação Alexander von Humboldt.

    Para mais informações acesse esse link: http://bit.ly/2ASvzqa

     

  • Cidepe na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Cuiabá

    20/11/2017

    O Cidepe teve forte participação no evento “A Matemática está em Tudo”, que fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, em Cuiabá – MT. Além de apresentar um estande na feira com seus produtos de ensino, o Cidepe foi um dos patrocinadores na premiação dos estudantes. A feira ocorreu de 24 a 26 de outubro, na Arena Pantanal e reuniu 26 mil pessoas entre alunos, dirigentes do setor público e privado e professores. O Cidepe crê na importância de seu envolvimento em eventos do meio acadêmico que fomentem a área das Ciências Exatas. Com o foco voltado à Matemática, o propósito do tema é demonstrar que essa ciência está presente em diversos aspectos da vida desde o calendário, que usamos diariamente, até as mais complexas soluções para a nossa rotina, envolvendo a medicina, a economia, a programação de computadores e a construção civil.

  • CIDEPE marca presença na 41ª edição da Reditec

    20/11/2017

     

    O Cidepe vai estar participando ativamente, com estande, na 41ª edição da Reditec que está sendo organizada pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). O evento será realizado no Centro de Convenções do Estado da Paraíba, nos dias 20 a 23 de novembro. A Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) é o momento onde líderes dos Institutos Federais, Cefets, Escolas Técnicas vinculadas às Universidades e Universidade Tecnológica se encontram anualmente para debater sobre o cenário educacional e traçar políticas de gestão, consolidando projetos institucionais e parcerias. O evento é direcionado para reitores, pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores-gerais dos campi, incluindo os de Ensino e de Administração.

    A Reditec é promovida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. Cerca de 1000 líderes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica devem participar do evento, além dos palestrantes de renome e educadores selecionados para apresentar trabalhos e desenvolver atividades durante a programação.

    Outras informações sobre o evento podem ser conferidas no link: reditec.vhost.ifpb.edu.br/evento/

  • 17/11 - Dia Internacional dos Estudantes

    17/11/2017

    O Dia Internacional dos Estudantes é celebrado anualmente em 17 de novembro. Esta data é uma homenagem à memória e coragem de um grupo de estudantes da antiga Tchecoslováquia, que lutaram decididamente contra as tropas nazistas que invadiram o país durante a Segunda Guerra Mundial. Em 17 de novembro de 1939, a Federação Central de Estudantes Tchecoslovacos foi invadida. Vários dirigentes estudantis foram assassinados e outros levados para campos de concentração, onde sofreram com as cruéis torturas do nazismo. Esta data foi criada em 1941, em Londres, através da iniciativa do Conselho Internacional de Estudantes, como uma homenagem ao trágico episódio dos estudantes que foram assassinados durante a Segunda Guerra Mundial, numa universidade da antiga Tchecoslováquia.

    Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-dos-estudantes/

  • Dia Mundial do Petróleo

    27/09/2017

    petroleo

     

    O dia 29 de setembro é destinado para a celebração do Dia Mundial do Petróleo. A data foi estabelecida para celebrar a importância desse recurso natural para nossa sociedade e também para repensar e refletir sobre as formas de sua exploração e de seu uso. Também conhecido como o "ouro negro", o petróleo é um óleo natural formado dentro de rochas sedimentares, a partir da decomposição de compostos orgânicos há milhões de anos, como animais e plantas, por exemplo. Descoberto por Edwin Drake, em 1859, nos Estados Unidos. Edwin era um maquinista aposentado que, em um momento de desespero, colocou um cano no solo de sua propriedade para tentar extrair algum mineral que substituísse o óleo de baleia.

    O petróleo é uma fonte de energia findável, ou seja, tem um limite e um dia irá se esgotar. Por este motivo, muitos pesquisadores procuram por fontes alternativas renováveis de produção energética.

  • Aniversário Michael Faraday neste final de setembro

    12/09/2017

    faraday

     

    Michael Faraday nasceu no dia 22 de setembro de 1791,ele um físico e químico inglês que teve grandes contribuições no campo da Eletroquímica. Ele criou dos termos: cátion, ânion, eletrodo, eletrolítico, entre outros. Faraday foi intitulado como um experimentalista, após ter realizado incontáveis experimentos envolvendo as leis que regem a eletrólise. As leis propostas por Faraday regem a eletrólise, mas suas contribuições não param por aí, ele também estudou química e física, onde fez muitas descobertas. Michael faleceu no dia 25 de agosto de 1867 no Reino Unido.

    Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/quimica/michael-faraday.htm

  • Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

    12/09/2017

    Ozonio

    A data tem o principal objetivo de conscientizar a população e governos sobre a importância da preservação da camada de Ozônio para garantir o equilíbrio da vida na Terra. A camada de ozônio é uma defesa natural do planeta contra os raios ultravioletas, extremamente nocivos para nosso planeta. Nessa data são discutidos os prováveis cenários sobre como os impactos ambientais que podem destruir a camada de ozônio. E também é discutidas soluções de como encorajar atitudes favoráveis ao ambiente, evitando o desgaste desta barreira natural. A criação desta data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1994, como celebração da assinatura do Protocolo de Montreal, que ocorreu em 16 de setembro de 1987.


    Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-para-a-preservacao-da-camada-do-ozonio/

  • Dia do Biólogo – 3 de setembro

    31/08/2017

     

    biologo

    A data homenageia os profissionais que se dedicam ao estudo e pesquisa sobre os seres vivos. Estuda desde a sua origem, sua estrutura, sua evolução e suas funções para entender como se apresenta o ecossistema. Essa profissão tem um trabalho de extrema importância, pois além de diversas tarefas também auxilia no controle de pragas e na garantia da preservação ambiental. A profissão virou legal quando a lei nº 6.684, foi sancionada, em 03 de setembro de 1979, sendo que neste dia também criado o Conselho Federal de Biologia, os Conselhos Regionais e O Dia do Biólogo. Ser biólogo é muito mais que trabalhar com animais e plantas. Esses profissionais estudam todos os aspectos relacionados com a vida, podendo atuar em laboratórios, em zoológicos, em parques florestais, em áreas de preservação, em áreas mais burocráticas, entre muitas outras. Mas, sem dúvida, a mais bela de todos é exercer o ofício de professor de Biologia.

    Fontes: https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-biologo/
    http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-biologo.htm

  • Este ano, o Dia dos Pais será em 13 de agosto!

    01/08/2017

    pais

    A data se originou na Babilônia há 4 mil anos atrás, quando Elmesu confeccionou um cartão de argila, desejando coisas boas ao seu pai. Já em 1909, o americano Sonora Louise Smart Dodd decidiu criar a data para demonstrar a admiração que sentia pelo seu progenitor, em 19 de junho, dia de seu aniversário. No Brasil, o advento da data veio com o publicitário Sylvio Bhering que propôs em 1953 que a data fosse comemorada, com o objetivo de atrair anunciantes para o jornal O Globo. Inicialmente, foi escolhido 16 de agosto, por ser o dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria. Entretanto, para que todos os pais pudessem estar de folga na presença dos filhos, convencionou-se que seria todo segundo domingo de agosto.

    Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-dos-pais/

Receba todas as nossas novidades por e-mail