Blog

27/03/2019

4 maneiras de despertar o interesse dos alunos

Competir pela atenção dos estudantes é um desafio e tanto para educadores. Vários fatores influenciam na distração dos alunos, desde o ritmo da aula até os smartphones. A troca de experiências entre professor e aluno é uma oportunidade única, que deve ser aproveitada ao máximo. Por isso, se você, professor, quer saber como deixar sua aula mais atrativa e estimular o interesse de seus alunos, o Cidepe preparou algumas dicas para ajudá-lo (a) nesta missão!

1. Saiba quais são os interesses de seus alunos
Conhecer o perfil da turma facilita (e muito!) na preparação da aula. Uma atitude eficiente para aumentar o foco dos estudantes é utilizar os gostos do grupo como exemplos práticos.

Faça um paralelo entre o conteúdo apresentado em aula e as motivações dos alunos, bem como a realidade na qual estão inseridos. Isso faz com que os estudantes fiquem conectados com a dinâmica e se dediquem mais aos estudos. Converse com seus alunos para saber mais sobre seus interesses. Será mais fácil planejar experimentos e aulas práticas que prendam a atenção dos estudantes.

2. Defina metas
O professor também é um incentivador. Assim como um líder motiva e coordena sua equipe, o educador precisa engajar seus alunos. Invista em metas para ilustrar como o processo de aprendizagem é positivo, criando dinâmicas para os estudantes. Através de jogos e testes, o aluno consegue visualizar com clareza o conteúdo estudado.

3. Abra mão de aulas mais tradicionais
Estudar pode ficar mais fácil quando o ambiente é descontraído. Saiba identificar situações mais leves e incentive uma discussão sobre o tema abordado, de modo que os alunos se sintam envolvidos com o assunto. Explique o conteúdo de forma prática, realizando experimentos para facilitar o entendimento teórico.

4. Valorize a construção da aprendizagem
As notas são importantes para a aprovação em qualquer estágio de aprendizagem, mas elas não são a única alternativa para medir o conhecimento dos estudantes. Seja mais flexível com a avaliação dos alunos.

Procure valorizar o esforço, o comprometimento e a participação dos estudantes ao longo do processo.

Gostou das dicas? O Cidepe - Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa tem instrumentos educacionais ideais para aumentar a qualidade da sua aula e possibilitar que você trabalhe com exemplos práticos em todas as fases de ensino! Saiba mais sobre nossa empresa clicando aqui.

Receba todas as nossas novidades por e-mail