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08/05/2019

7 equipamentos para descomplicar fenômenos físicos

Os fenômenos físicos estão presentes em nossa vida 24 horas por dia, mas nem sempre os alunos conseguem identificá-los com facilidade. Desta forma, as tecnologias educacionais são ferramentas que auxiliam o estudante a entendê-los, fugindo de atividades limitadas às aulas expositivas.

Para conseguir falar sobre as transformações da matéria de forma descomplicada, você precisa trazer seus alunos para dentro do assunto. Os experimentos são uma boa alternativa para atrair o interesse dos estudantes e têm conquistado cada vez mais aderência no meio pedagógico.

Segundo especialistas, a produtividade em sala de aula aumenta com dinâmicas que convergem teoria e prática. Através delas, o aluno tem mais autonomia para aprender como funcionam as leis científicas e associá-las com situações cotidianas. Além disso, os estudantes experimentam a sensação de serem pesquisadores e compreendem melhor a função desses fenômenos na natureza.

Se você está buscando novas abordagens para fugir do velho quadro negro, o Cidepe selecionou sete experimentos para te ajudar a montar uma aula incrível sobre fenômenos físicos.

1. Conjunto para mecânica com largador eletromagnético

Pode ser utilizado para: análise de lançamento horizontal de projéteis, velocidade de um projétil, polia fixa, polia móvel, vantagem mecânica, talha exponencial, cadernal paralelo, histerese elástica, lei de Hooke, força restauradora, associação de molas helicoidais, equilíbrio, quantidade de movimento linear, trabalho, energia mecânica, empuxo, princípio de Arquimedes, densidade, pêndulo simples, MHS, oscilação, etc.

Nível de Ensino: Ensino Técnico - Ensino Médio

2. Banco óptico linear, luz policromática

Pode ser utilizado para: destinado ao estudo dos princípios da óptica geométrica, eclipse do Sol, umbra e penumbra, leis da reflexão, espelhos planos e esféricos, formação de imagens, reflexões múltiplas, refração da luz, dioptros, dispersão da luz, prismas, lentes esféricas, defeitos da visão, espectro da luz, interferência etc.

Nível de Ensino: Graduação - Ensino Técnico - Ensino Médio

3. Conjunto conversor de energia solar em elétrica com reostato e acumulador, carro e motor

Pode ser utilizado para: observação das transformações energéticas, verificação da conversão da energia solar em energia elétrica e energia mecânica, efeito fotovoltaico, semicondutores e verificação da seletividade do funcionamento quanto a região do espectro da irradiação incidente, armazenamento de energia obtida através do painel solar.

Nível de Ensino: Graduação - Ensino Técnico - Ensino Médio

4. Conjunto para dinâmica dos líquidos com sensor e software

Pode ser utilizado para: estudo do princípio fundamental da hidrostática (princípio de Stevin) com manômetro de tubo aberto. O princípio fundamental da hidrostática (princípio de Stevin) com sensor diferencial. Velocidade de fluidos por um orifício pequeno. Escoamento de fluido por três orifícios pequenos verticalmente posicionados. A vazão volumétrica em fluidos incompressíveis. Cálculo e análise do número de Reynolds. O fenômeno cavitação, fenômenos de transporte, etc.

Observação: Conjunto para utilização convencional ou monitorada por computador, podendo ser acoplado à interface CidepeLab.

Nível de Ensino: Graduação - Ensino Técnico

5. Conjunto para acústica

Pode ser utilizado para: experimentos para as seguintes áreas: ondulatória, movimento oscilatório, ondas mecânicas, ondas mecânicas longitudinais, som, ruído, reverberação, eco, amplitude, batimento, comprimento de onda, frequência, período, velocidade de propagação, interferência, fenômenos acústicos.

Nível de Estudo: Graduação - Ensino Técnico - Ensino Médio

6. Banco óptico plano com duplo feixe

Pode ser utilizado para: princípios da óptica geométrica, leis da reflexão, espelho plano e esférico, reflexões múltiplas, refração da luz, dioptros, lentes esféricas, visão, refração da luz, prisma, etc.

Nível de Estudo: Graduação - Ensino Técnico - Ensino Médio - Ensino Fundamental

7. Conjunto (II) para termodinâmica

Pode ser utilizado para: análise da termodinâmica referente à temperatura, equilíbrio térmico, meios de propagação do calor, calor específico, equivalente mecânico do calor, calor latente de fusão, dilatação, coeficiente de dilatação térmica.

Nível de Ensino: Graduação - Ensino Médio

Com o amparo desses instrumentos, seus alunos terão mais facilidade para visualizar a ciência aplicada no cotidiano.

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