Blog
29/05/2020A visão dos professores na pandemia
Em tempos de COVID-19, não faltam desafios para professores e estudantes.
Para termos perspectiva das mudanças na rotina de aula, no post de hoje trouxemos alguns relatos e depoimentos de professores se adaptando ao período de isolamento social.
Confira:
Tudo foi muito repentino, em uma semana estávamos em sala de aula, com nossas atividades presenciais, laboratórios e tudo mais.
Veio a solicitação que as aulas deveriam ser a distância. Foi uma semana onde 24 horas eram poucas para preparar todo um material, utilizando ferramentas que nunca utilizamos, pensando em como apresentar estas aulas. Dúvidas! Sempre!
Aulas com a imagem do professor ou sem? Como apresentar os exercícios que eram apresentados na lousa de uma forma já conhecida?
Uma experiência nova e creio que para a maioria dos professores, apesar da carga de trabalho, uma experiência boa, pois aprendemos, saímos da nossa área de conforto. Sairemos melhores do que éramos, vamos incorporar em nossas aulas as experiências que vi…
José Agostinho Gonçalves de Medeiros
Universidade Cidade de São Paulo - Unicid
Professor dos cursos de Engenharia
O Laboratório de Biologia Vegetal e Marinha da Universidade Estadual do Maranhão (LBVM/UEMA) resolveu criar o Projeto LBVM/Ambiental durante a pandemia do coronavírus, onde foram produzidos e publicados 32 vídeos com condutas que servem de inspiração a todos de como se divertir, economizar, reaproveitar, ser produtivo, reciclar materiais em casa e contribuir com um futuro melhor para o planeta.
Para saber mais detalhes sobre o projeto basta acessar o @lbvmuema
Estamos numa situação jamais imaginada, onde as pessoas no mundo inteiro precisaram interromper suas atividades diárias, adiar seus planos, desacelerar suas vidas, onde o maior remédio para a pandemia é o isolamento social.
Todos ficaram atordoados com o novo modelo de vida. Movidos por essa inquietação o grupo de pesquisa e extensão LBVM, se reunindo de forma remota, decidiu produzir material educativo disponível a todos, de forma prática e divertida.
Profa. Andreia Cotrim
Este período está sendo muito desafiador, angustiante e inovador. Nos deparamos com desafios novos, de levar à educação aos nossos alunos de uma forma completamente diferente do usual. Está sendo muito angustiante, mas ao recebermos retorno positivo dos nossos alunos nos sentimos renovados e desafiados a seguir. Aguardamos imensamente o retorno das aulas, o contato com os nossos alunos, o olho no olho, isto nos dá significado, nos da essência, nos faz feliz.
Profa. Cintia Lautert
Colégio Maria Auxiliadora Canoas/RS
Nós e os alunos estamos aprendendo muito. Tenho lecionado todos os dias normalmente nas 2 faculdades que trabalho, desde que começou a quarentena através de aulas remotas no horário que seria a aula mesmo.
Como tenho quadro branco em casa fica mais fácil, pois consigo resolver os exercícios nele. Como leciono disciplinas de Física e afins preciso mostrar os cálculos e resoluções. Na hora de explicar a matéria, projeto as aulas em power point para os alunos na aba de apresentação onde eles têm acesso à minha tela no computador.
Tassyana Dini de Aguiar
Faculdade Ciências da Vida e Faculdade Promove
Sete Lagoas/MG
Tempos de pandemia para alguns. Para alunos e professores: tempo de novos aprendizados. Alunos(as) desenvolvendo a autonomia nos estudos, confirmando que o aprendizado é algo que ninguém pode fazer por eles. O(a) professor(a) se consolidou na posição de mestre na ponta do barco, indicando para onde os(as) alunos(as) devem remar e ditando o ritmo. Inúmeros aprendizados para ambos. Isto é o lado positivo de tudo isso que estamos vivendo. Todos se reinventando no processo de ensino-aprendizagem.
Prof. Ma. Bruna Bernardi Maia
FACEC - Cianorte
Coordenadora da Engenharia Civil