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30/03/2020Aplicativos para organizar o EAD
As aulas a distância sempre foram uma oportunidade para quem que não tem tempo para ingressar em um curso presencial. E agora, diante do contexto de isolamento social promovido pela Covid-19, as instituições de ensino precisam repensar toda a estrutura de atendimento ao estudante e os formatos de distribuição do conteúdo.
Se você, professor, ainda não está acostumado com as aulas EAD e está à procura de ferramentas para auxiliá-lo neste processo, selecionamos três aplicativos que garantem a integração da turma e facilitam o acesso aos materiais programados.
Zoom Meetings
O Zoom Meetings é uma ferramenta de videoconferência que permite reuniões com até 500 participantes e 10 mil espectadores na modalidade webinar. Já consagrado no ambiente empresarial, o aplicativo tem sido bastante utilizado pelas universidades para promover aulas ao vivo.
Além de ser gratuito e de fácil navegação, o Zoom funciona tanto via navegador quanto em aplicativos para Windows, macOS, Linux, iPhone (iOS) e Android. Os usuários ainda podem experimentar o serviço dial-in, que permite interagir apenas por meio de ligação telefônica convencional.
O gerenciamento do app é bem simples. O administrador da reunião deve criar uma sala e enviar um convite por e-mail ou link para os participantes. Para entrar, você só precisa acessar o Zoom via navegador ou pelo aplicativo e digitar o seu nome.
O administrador deve instalar o programa para controlar as principais funções, como colocar os membros no mudo e permitir o compartilhamento de tela. Nesse aplicativo, também é possível configurar o compartilhamento de tela para que todos os usuários possam fazer o mesmo.
Whereby
Enquanto o Zoom Meetings é indicado para encontros que comportam um grande número de alunos, o Whereby é uma solução para quem quer disponibilizar ambientes com poucos integrantes.
O serviço oferece acesso rápido aos usuários que não têm cadastro. A única informação que você precisa adicionar para entrar na reunião é o seu nome.
Para começar, o administrador deve preencher um cadastro prévio. A seguir, um link de acesso à sala será gerado, servindo como convite para os demais participantes. Esse link poderá ser compartilhado quantas vezes você quiser e em qualquer plataforma: E-mail, Moodle ou WhatsApp.
A versão gratuita do app comporta quatro participantes e é uma ótima opção para realizar reuniões pequenas, nas quais os alunos apenas precisam tirar dúvidas. A ferramenta também trabalha com mais dois planos de navegação: a versão Pro, que permite a criação de três salas por usuário e até doze participantes, e a versão Business, que permite todas as funcionalidades da Pro e outros serviços adicionais, como um domínio customizado para o usuário.
Google Drive
O Google Drive já é super utilizado por contas pessoais, mas também pode servir como uma plataforma para a distribuição de conteúdo pelas instituições de ensino. Nele, você pode criar pastas para armazenar uma grande diversidade de arquivos digitalizados, planilhas, apresentações, vídeos e PDFs.
No âmbito do ensino, o Google Drive pode funcionar como uma forma de sistematizar os materiais apresentados em aula. Através dele, o professor dispõe um canal de conteúdos complementares, que podem servir de base para as atividades propostas e novos projetos.
O serviço pode ser acessado de qualquer computador pela sua conta Google ou, ainda, pelo aplicativo do Google Drive. Ao contrário da versão gratuita do Dropbox, outra ferramenta de armazenamento que garante 1 GB de espaço, esse app disponibiliza 30 GB para a hospedagem dos arquivos.
E você, já utiliza alguma dessas ferramentas? Tem alguma sugestão de aplicativo? Deixe seu comentário.
Para mais informações, entre em contato conosco: cidepe@cidepe.com.br