Whatsapp

Blog

16/10/2019

Cidepe marca presença em gincana alinhada com BNCC

Gincanas são um método produtivo para quem deseja motivar a equipe. Foi neste universo que o professor Jerônimo Freire Silva desenvolveu o artigo Gincana de matemática: Uso de kits educacionais conforme habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Na dissertação, o autor analisa o baixo rendimento em matemática no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 11 escolas dos anos finais do ensino fundamental em Natal, Rio Grande do Norte. 

Para realizar a pesquisa, Freire participou da Gincana de Matemática da Escola Municipal Professora Francisca Ferreira da Silva. O pesquisador organizou uma oficina com os professores participantes e capacitou o grupo com os kits educacionais do Cidepe, focados em álgebra, geometria, grandezas e medidas. Já as turmas do Ensino Fundamental foram divididas em quatro grupos, formados por alunos do sexto ao nono ano. Com isso, a gincana funcionou em 3 etapas: a primeira criou ações de incentivo por meio de torcida, a segunda contou com jogos de raciocínio lógico e a terceira foi direcionada ao uso prático dos kits Cidepe. 

Confira os materiais utilizados no evento:

EQ319 - Quadro de Tales: Destinado ao estudo do teorema de Tales, interseção, razão e proporção, triângulos semelhantes etc. 

EQ327 - Conjunto para proporção inversa e equação do primeiro grau: Destinado ao estudo de razão, proporção, proporção inversa, equação e inequação de 1º grau.

EQ377D - Conjunto geometria plana, polígonos e áreas: Destinado ao estudo de linhas poligonais, polígonos retângulo, quadriláteros e triláteros, perímetro, área etc

EQ376 - Quadro geometria plana, Áreas: Destinado ao estudo de linhas poligonais, polígonos retângulo, quadriláteros e triláteros, perímetro, área etc.

O objetivo da experiência, segundo o professor, foi mostrar como a BNCC aponta oportunidades para que as escolas possam praticar o ensino experimental e elaborar atividades que coloquem o aluno como protagonista do aprendizado. Freire aponta que de dez alunos que concluem o nível fundamental, oito não sabem noções básicas de matemáticas. “Este importante documento [BNCC], somado aos Kits Educacionais, será de grande valia para apresentar estratégias de aprendizagem no ensino da matemática básica”, conclui.

O trabalho também aponta a importância de trabalhar com materiais lúdicos. Os professores que estiveram frente à gincana afirmaram que os kits atualizam o sistema de aulas com inovação e trazem uma nova realidade para a aprendizagem. “As práticas com uso dos Kits são fundamentais para a compreensão dos assuntos da matemática aplicada e pura, e colabora com o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico. Estimula a investigação e pode ser prazeroso”.

Ainda conforme o questionário aplicado, os produtos do Cidepe atenderam todas as expectativas, tanto dos professores quanto dos alunos. As atividades propostas pela escola foram cumpridas e os estudantes foram capazes de elaborar e resolver problemas conforme as habilidades da BNCC.

Tem uma história sobre educação para compartilhar com a gente? Entre em contato pelo e-mail cidepe@cidepe.com.br

Informações retiradas do artigo Gincana de matemática: Uso de kits educacionais conforme habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de Jerônimo Freire Silva. 

Receba todas as nossas novidades por e-mail

Ao clicar em enviar, você concorda com a nossa Política de Privacidade