Blog
26/06/2019Como conscientizar crianças e adolescentes sobre os malefícios do cigarro?
A conscientização sobre os malefícios do cigarro tem raízes ainda na infância. Mas quando este assunto é levado para a sala de aula, pode ser difícil para os pequenos entenderem como o corpo humano se modifica através do fumo.
Hoje, mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente vítimas de tabagismo. Somente uma unidade de cigarro reúne mais de 700 compostos químicos, combinações que reduzem a qualidade de vida e agravam diversas doenças.
Você sabe por que o fumo interfere tanto na nossa saúde? Confira os principais malefícios causados pelo tabagismo.
A nicotina, substância presente no cigarro, altera o estado emocional do fumante. Ela age liberando neurotransmissores do Sistema Nervoso Central, que despertam a sensação de prazer e antidepressão. Por conta desse efeito, a droga é classificada como psicoativa de dependência química.
Pesquisas afirmam que fumantes vivem, em média, dez anos a menos do que pessoas que não possuem vícios. Estima-se que o cigarro esteja associado a cerca de 50 doenças, como câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia), problemas cardiovasculares e respiratórios.
A substância desenvolve enfermidades próprias para cada sexo. No corpo feminino, o cigarro aumenta o risco de osteoporose após a menopausa, eleva em 39% a probabilidade de desenvolver doenças coronarianas e diminuiu a fertilidade.
Além disso, mães fumantes tendem a abortar duas vezes mais e perder o bebê no período neonatal. A saúde da criança também pode se agravar durante a gestação, levando ao nascimento prematuro ou abaixo do peso. Enquanto isso, homens têm mais chances de ter impotência sexual.
Representando em números, a nicotina aumenta em:
-
10 vezes a chance de ter câncer de pulmão
-
5 vezes o risco de sofrer infarto
-
5 vezes a ocorrência de bronquite crônica e enfisema pulmonar
-
2 vezes a possibilidade de sofrer derrame cerebral.
Não é de hoje que escutamos que fumar faz mal à saúde. O problema é que dificilmente paramos para estudar cada efeito colateral do tabagismo. Por isso, apresentamos o Conjunto malefícios do cigarro, um experimento simples para demonstrar como funcionam as reações do corpo humano sob a ação da nicotina.
Com ele, você poderá realizar diversos experimentos, como constatar a presença de componentes na fumaça do cigarro, identificar a presença de dióxido de carbono e reconhecer os malefícios que o cigarro pode causar ao corpo humano.
Quer conhecer mais experimentos para utilizar na sua aula? Acesse nosso site e saiba mais: https://www.cidepe.com.br