Whatsapp

Blog

18/06/2020

Dia do Químico

Confira os depoimentos que preparamos em homenagem ao Dia do Químico!

 

Profa. Carmen, química do Cidepe:

 

Como decidiu ser professora?

Sempre gostei de dividir conhecimentos com os outros, pois penso que somente há crescimento pessoal e profissional através disso. Assim, desde criança ajudava os outros e até dava aula particular para isso.

Fiz Engenharia Química. Tive minha trajetória profissional satisfatória e vitoriosa e decidi que, ao me aposentar, faria atividades de ensino aprendizagem para ocupar o meu tempo e continuar as trocas tão importantes para nos sentirmos úteis.

Fiz formação pedagógica e supervisão escolar como pós-graduação para ter o embasamento necessário.

E ao trabalhar no CIDEPE consigo aliar tanto a possibilidade de criar e inovar produtos como passar isso para outros profissionais.

Além disso, realizo trabalho na rede estadual onde posso compartilhar meus conhecimentos com colegas professores e alunos, sempre buscando o melhor para a coletividade.

 

A sua inspiração veio de algum outro professor de Química?

Minha inspiração sempre foi a curiosidade de conhecer algo novo e a química, sendo uma ciência experimental, nos dá a possibilidade de avaliar uma situação de diversos ângulos.

Dentre os diversos professores que tive durante minha vida escolar, vou citar um em especial, o professor DEMUTI, que infelizmente já faleceu. Ele era meu professor no Liberato (pois fiz o técnico em química). Ele me inspirou não somente no sentido da busca do conhecimento, mas principalmente, na conduta profissional que precisamos ter ao trabalhar nessa área, pois lidamos com diversos tipos de processos e substâncias, as quais, muitas vezes, são  perigosas.

Por meio dele absorvi que temos que ter coerência, responsabilidade e, principalmente, iniciar e terminar uma tarefa para podermos ter resultados eficazes no nosso desenvolvimento profissional.

 

Conta um pouco da tua jornada como professora.

Como citei anteriormente, tenho feito jornada dupla, isto é, trabalho no CIDEPE, onde a cada dia me sinto desafiada a fazer cada vez melhor, buscando fazer os produtos e experimentos que auxiliem os alunos a terem um aprendizado verdadeiro dessa área de conhecimento, onde não se visualiza macroscopicamente as suas reações, funções, elementos, entre outros, mas que é essencial para conhecermos os princípios científicos dessa ciência. Também procuro proporcionar aos professores experimentos e produtos interessantes e aplicáveis no seu fazer pedagógico.

Além disso, também tenho uma jornada profissional em uma escola da rede estadual, vivenciando toda a problemática referente à educação e seus desafios.

...

Desejo a todos os colegas químicos, que ainda estão em formação, que estão atuando ou aqueles que já encerram sua vida profissional, momentos de alegria e bem estar por terem escolhido atuar  em uma ciência que cria novos produtos e viabiliza as inovações utilizadas no nosso dia. Precisamos comemorar e estarmos sempre nos atualizando. Parabéns.

 

 

Prof. Valner Michelon, vice diretor do EJA:

 

Como decidiu ser professor de Química?

Tenho formação de Técnico em Química da Fundação Liberato. Trabalhei 34 anos no ramo da Petroquímico. Como sabia que iria me aposentar em função da atividade ser insalubre, resolvi ser como pós-carreira Professor de Química. Nos dez últimos anos, fui instrutor em Cursos de Formação da minha atividade. Esta experiência me estimulou em entrar no Magistério.

 

Teve inspiração em outro Professor?

Teve um Professor da Liberato que eu usava como referência, pois a aula dele era de ótima qualidade. Durante a Graduação, tive dois excelentes professores que eu tento me inspirar.

Ser Professor de Química é uma constante atualização de conteúdos e reinvenção da forma de ministrar uma alua.

 

Conte sobre sua jornada como Professor?

Pra começar, ser Professor de Química, causa surpresa nas pessoas. O “senso comum” das pessoas é de que é uma disciplina muito difícil. Procuro utilizar nas minhas aulas exemplos do cotidiano, falando da importância da Química na vida das pessoas, procurando desmistificar que Química é sinônimo de “poluição”, mas, sim, sinônimo de VIDA. Procuro fazer a relação desde o momento que acorda até o momento que dorme. Costumo dizer, Química você usa e nem se dá conta, mas é essencial para a pessoa.

...

Parabéns aos colegas Químicos, uma atividade que causa surpresa para as pessoas, mas fundamental para a vida. Impossível viver sem a Química e congratulo a todos que tiveram a coragem de se dedicar a ela, em quaisquer que seja a área de conhecimento e aplicação.

Receba todas as nossas novidades por e-mail

Ao clicar em enviar, você concorda com a nossa Política de Privacidade