blog

29/10/2020

Dia Nacional do Livro: 3 livros nacionais de ciência que todo mundo deve ler

Hoje é o Dia Nacional do Livro. Por isso, o Cidepe reuniu 3 dicas de livros nacionais para você colocar as leituras brasileiras em dia ao mesmo tempo que explora o universo da Ciência.

Confira!

1. “Genética: Escolhas que nossos avós não faziam”, de Mayana Zatz

O que você faria se pudesse escolher o sexo do seu filho? Impedir que ele tenha uma doença grave selecionando seus gene? O que os avanços da engenharia genética nos reserva para o futuro?

Essas questões modernas que mais cedo ou mais tarde baterão à porta da humanidade. A bióloga e geneticista brasileira Mayana Zatz procura levantar essas e muitas outras reflexões no seu livro original e humano.

2. “21 teoremas matemáticos que revolucionaram o mundo”, de Maria Helena Souza

Os teoremas só interessam aos matemáticos e só tratam de matemática?

Este livro é uma viagem pela história dos teoremas, desde os primórdios das necessidades humanas e das ligações estabelecidas com outras áreas de conhecimento. Trata-se de um voo surpreendente, que ilumina diversas questões que nos rodeiam.

3. “Doenças e curas: o Brasil nos primeiros séculos”, de Cristina Gurgel

Quais as doenças que afligiam índios e europeus nos primeiros séculos do Brasil? Como os nativos se defendiam de males até então desconhecidos por eles, como gripe e sarampo?

A pesquisadora e médica Cristina Gurgel nos mostra um capítulo importante da História do Brasil, o encontro (e desencontro) de duas culturas sob a ótica das doenças e dos males que afetaram seus habitantes.

Receba todas as nossas novidades por e-mail