Blog

21/05/2019

Energias renováveis: como potencializar o conhecimento sobre o tema

Reduzir a emissão de poluentes é uma preocupação mundial na corrida contra o aquecimento global. Os processos de crescimento urbano e industrial são os grandes vilões na preservação do meio ambiente. Diariamente, são gigatoneladas de dióxido de carbono (CO2) jogadas na atmosfera, que prejudicam a manutenção de ecossistemas e a qualidade do ar.

É aí que entram as energias renováveis. Esse tipo de tecnologia busca na natureza fontes para gerar energia limpa e sem esgotamento da matriz, como a solar, eólica, biomassa e geotérmica.

O Brasil já começou a encarar a necessidade de consciência ambiental. Em dois anos, os painéis de energia solar cresceram de 7 mil para 79 mil em dois anos. Conforme o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o aumento foi de 560% em instalações. Simultaneamente, a energia eólica também tem se expandido. São mais de 500 parques eólicos instalados em todo o território brasileiro. Hoje, o país se encontra na oitava posição do ranking de produção eólica mundial, a frente de líderes como o Canadá.

Investir no ramo implica em vantagens não só para o Estado, mas também para quem adere. Cerca de uma década atrás a tendência era de que poucas pessoas tivessem acesso a equipamentos de uso residencial. Atualmente, o cenário já se encontra bem mais positivo. Estima-se que o valor aplicado seja recuperado em até 5 anos, o que é considerado um período curto perto do lucro conquistado com a iniciativa.

E como consequência da procura por equipamentos de energia renovável, o número de empregos gerados na área também sobe. Ao todo, 10 milhões de pessoas no mundo estão engajadas no ramo. Na exigência por um profissional capacitado, as atividades experimentais reforçam sua contribuição na aprendizagem. Desta forma, o professor consegue ampliar a rede de conexões do aluno com atividades práticas que envolvem várias esferas do saber, desde o embasamento teórico até o raciocínio crítico.

Abaixo apresentamos cinco equipamentos para auxiliar no estudo de energias renováveis. Confira:

1.Conjunto conversor de energia solar em elétrica com reostato e acumulador

Pode ser utilizado para: estudo das transformações energéticas, verificação da conversão da energia solar em energia elétrica e energia mecânica, efeito fotovoltaico, semicondutores e verificação da seletividade do funcionamento quanto a região do espectro da irradiação incidente, armazenamento de energia obtida através do painel solar

Nível de Ensino: Graduação - Ensino Técnico -  Ensino Médio

2.Conjunto para energia eólica, com uma hélice, unidade consumidora e multímetro

 

Pode ser utilizado para: destinado ao estudo da energia eólica, geração de energia por meio de um aerogerador, multiplicador de rotação etc.

Nível de Ensino:  Ensino Médio - Ensino Fundamental

3. Conjunto para energia renovável, Hidroelétrica com unidade consumidora e Interface

 

Pode ser utilizado para: destinado ao estudo da energia hídrica, geração de energia elétrica por meio de um hidrogerador, tensão no sistema trifásico, vazão, queda disponível e potência bruta de uma usina hidroelétrica, relação entre frequência e rotação da turbina Pelton, tensões no sistema trifásico fase-fase e fase-neutro etc.

Nível de Ensino: Graduação – Ensino Técnico

4. Conjunto para energias renováveis com unidade consumidora e multímetro

 

Pode ser utilizado para: destinado ao estudo da geração de energia eólica, multiplicador de rotação, capacidade de geração e consumo de energia, energia solar, rendimento de um painel fotovoltaico, vantagens do uso do acumulador de energia, conversão de energia luminosa em elétrica, conversão de energia elétrica em mecânica, curva característica de um painel fotovoltaico etc.

Nível de Ensino: Graduação - Ensino Técnico -  Ensino Médio

5. Conjunto para Energias renováveis, com unidade consumidora, sensores e interface

 

Pode ser utilizado para: destinado ao estudo da energia eólica, geração de energia por meio de um aerogerador, caixa multiplicadora, influência da hélice na geração de energia por meio de um aerogerador, energia hidráulica, geração de energia por meio de um hidrogerador, energia solar, rendimento de um painel fotovoltaico, vantagens do uso do acumulador de energia, conversão de energia luminosa em elétrica, conversão de energia elétrica em mecânica, curva característica de um painel fotovoltaico, etc.

Nível de Ensino: Graduação - Ensino Técnico -  Ensino Médio

Acesse o site e confira todos os nossos equipamentos disponíveis: bit.ly/ 2JzdMbZ

Receba todas as nossas novidades por e-mail