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25/09/2019Experimentos como ferramenta de estudo para o vestibular
O segundo semestre do ano costuma ser um período decisivo para os estudantes. Nestes meses acontecem os vestibulares mais importantes do país e o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), prova que garante acesso à universidade pública e ingresso no ensino superior privado, através de programas como ProUni e Fies.
A preparação para a maratona de provas costuma durar o ano inteiro, o que faz com que muitos alunos se sintam cansados e pressionados pelo resultado. Se você está participando deste processo como professor, o Cidepe preparou um material para ajudá-lo a tornar o aquecimento pré-Enem mais leve e divertido para a turma, sem perder o foco nos estudos.
A seguir, entenda o porquê os experimentos funcionam como método de estudo para quem deseja ingressar na universidade.
Estudar para o vestibular não é tarefa fácil. As provas exigem o domínio de diversas competências, como interpretar e relacionar informações, entender métodos e procedimentos próprios das ciências, avaliar e interpretar conceitos aplicados no cotidiano, entre outros.
Além de ser uma etapa que demanda bastante atenção e planejamento, os exames podem levar parte dos estudantes à exaustão psicológica pela maneira como os conteúdos são estudados. Não é incomum que os alunos adotem o caminho mais rápido, a famosa “decoreba”, como alternativa de aprendizagem.
Porém, é importante entender que existem múltiplas formas de aprender sem ficar restrito aos livros. Os experimentos são uma alternativa para observar na prática como acontecem as principais matérias cobradas no vestibular. Com eles, o aluno consegue se colocar na posição de pesquisador e associar os eventos com situações vivenciadas na própria rotina.
Professores de cursos pré-vestibular, por exemplo, já utilizam essa metodologia e afirmam que os resultados são superpositivos. Isso porque o aluno consegue materializar os conceitos com maior facilidade e, portanto, experimenta a ciência de forma aplicada, visualizando os efeitos de ação e reação.
Outro fator determinante para o sucesso dos experimentos na aprendizagem é o suporte do ensino experimental. Neste campo, o professor trabalha com as metodologias fazer e saber, nas quais o aluno cria novos caminhos para resolver um problema diante de uma situação cotidiana.
Assim, realizar experimentos aliados à teoria capacita o estudante para enfrentar esses exames, através de vivências com o conteúdo programado e relação com as tecnologias imersas neste núcleo.
Esse material te ajudou a organizar novas dinâmicas de estudo? Deixe seu comentário para a gente!
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