Blog
23/12/2019Experimentos divertidos para fazer nas férias
A curiosidade precisa ser estimulada mesmo durante as férias escolares. Por isso, pais ou responsáveis devem aprender a identificar quando os pequenos desejam saber mais sobre assuntos relacionados a fenômenos físicos e químicos.
Seu filho já está de férias e continua com vontade de explorar o mundo? Sugerimos quatro experimentos fáceis de realizar para diverti-los até a volta às aulas. Ao realizar os experimentos, é necessário que as crianças estejam acompanhadas por um adulto ou responsável.
Balões que enchem sozinhos
Que tal reunir as crianças para encher balões de borracha sem precisar assoprá-los? Isso só é possível graças à fermentação, processo químico que acontece através da produção de produtos e calor.
Para saber como ocorre a produção deste gás através de uma substância, você vai precisar de fermento biológico, uma garrafa, açúcar, um balão de borracha e um pouco de água morna. A experiência é bem simples:
- Coloque um copo cheio de água morna na garrafa e acrescente duas colheres (chá) de fermento biológico. Dissolva bem o fermento e acrescente três colheres (chá) de açúcar.
- Pegue um balão de borracha e coloque-o na boca da garrafa. A seguir, misture todos os ingredientes, deixando a mistura agir cerca de uma ou duas horas.
Você vai observar que o balão foi inflado pelos produtos obtidos da reação ocorrida na mistura. Tal fenômeno acontece porque o fermento biológico, que é composto por fungos que se alimentam de açúcar, produzem gás e álcool (etanol). Essa produção e o calor promovem o enchimento do balão.
Desaparecimento das cores
Neste experimento você vai entender como as cores são formadas. O disco de Newton é um experimento famoso para demonstrar como a velocidade da luz projeta a formação das cores.
A atividade é baseada no estudo do espectro da luz visível, através de ondas eletromagnéticas. Essas ondas variam em frequência e comprimento, onde cada comprimento possui uma coloração associada.
Você vai precisar de papel sulfite, papelão, lápis, tesoura, régua, canetinhas coloridas, cola e barbante para criar seu próprio disco de Newton. O primeiro passo é desenhar um círculo de 15 centímetros no papel sulfite. Divida o objeto em sete partes iguais, semelhante a uma pizza, e pinte-as com as cores do arco-íris. Depois, repita o mesmo tamanho de círculo em um papelão e cole-o junto com a parte de sulfite.
O próximo passo é marcar dois furos perto do centro do círculo. Corte um barbante de 90 centímetros e atravesse em cada ponta das extremidades. Amarre as duas pontas e gire as alças para que o barbante seja torcido para os dois lados. Assim, puxe as alças para longe do disco e veja as cores desaparecem conforme o círculo ganha movimento.
O fenômeno acontece quando as cores, que estão girando rapidamente, são sobrepostas. O olho humano detecta que há apenas um grande círculo branco em movimento, fator explicado pela soma de todas as cores do espectro luminoso.
Objetos atraídos
A união e o afastamento dos corpos é resultado do comportamento de cargas positivas e negativas, estudadas pela eletrostática.
Para criar este experimento, você vai precisar de dois pratos de isopor e uma toalha. Comece colocando um dos pratos virados de cabeça para baixo em uma superfície sólida. Depois, esfregue a toalha na base do outro prato por mais ou menos 30 segundos. A próxima etapa é tentar colocar um prato em cima do outro.
Você verá que eles foram rapidamente atraídos, certo? Isso acontece porque o prato que está neutro foi atraído pelo prato carregado positivamente – já que os elétrons ficaram retidos na toalha.
Gostou das experiências? Deixe seu comentário.
Para mais informações sobre os nossos serviços, entre em contato conosco: cidepe@cidepe.com.br