Whatsapp

blog

14/06/2021

Por que ter laboratórios físicos nas escolas?

Quando se tratando do ensino de disciplinas das Ciências Exatas e da Natureza, é muito importante expor o aluno à aprendizagem prática.

O Cidepe é referência internacional em equipamentos de ensino experimental. Ao desenvolver aparelhos inovadores e com as melhores tecnologias, nossa preocupação vai além do lúdico: procuramos entregar equipamentos de alta precisão para os laboratórios de nossos parceiros.

Mas você não precisa ouvir apenas a nossa palavra. No blog desta semana, selecionamos alguns depoimentos de professores parceiros que explicam a importância de se ter laboratórios físicos nas escolas, principalmente se estes contam com a qualidade Cidepe.

Confira:

“Observar um fenômeno, criar hipóteses e testar essas hipóteses são os pilares que sustentam todo conhecimento científico. Na Física, a aplicação desse método exige que toda teoria passe por testes experimentais. Os experimentos são indispensáveis na iniciação científica além de serem essenciais no aprendizado da Física.”

Prof. Julio Azevedo - IFMG

“Quando o estudo teórico é complementado com as medidas realizadas em laboratório, os fenômenos físicos são melhor compreendidos, possibilitando uma apropriação significativa e construtiva do conhecimento produzido nesta área das ciências exatas.”

Antonio José Silva Oliveira – Depto de Física/UFMA

“Na minha simples opinião, é muito importante ter um laboratório bem equipado com produtos robustos e que auxiliem o professor a realizarem suas aulas tanto no modelo híbrido como no modelo presencial.

Nas atuais orientações da BNCC, um laboratório composto de instrumentos de física, química, biologia e talvez matemática, seriam o ideal para uma aprendizagem mais completa.

Todas as ciências experimentais precisam ter seus conceitos básicos comprovados de modo aproximado e isso é obtido pelo método experimental, que é constituído por um bom equipamento de medida, um bom método de análise e cálculos de incerteza de medição.

O CIDEPE, através de seus produtos, proporciona, aos professores e às instituições, uma forma de estruturar um laboratório com produtos tanto para as áreas de física, química, biologia e também matemática.

Por meio disso, é possível realizar aulas conjuntas entre diferentes componentes curriculares e acompanhar a atual orientação das matrizes curriculares e do BNCC.

Nessas orientações, é imprescindível trabalhar projetos que envolvam as diversas áreas do conhecimento. Isso se observa por meio da literatura didática enviada às escolas, que introduz os projetos integradores.

Devido a esse novo olhar no processo ensino-aprendizagem, é urgente rever a ideia de que os alunos só aprendem nos livros. É necessário o olhar curioso, o desafio e a descoberta do conhecimento de modo prático, experimental, enfim utilizando um laboratório CIDEPE.”

Engenheira e Profª. de Química Carmen Buffon

“Um dos motivos para se ter laboratórios físicos nas escolas seria porque, principalmente nas disciplinas de exatas e ciências, ao unir a explicação teórica com atividades experimentais, o aluno acaba por tornar concreto conceitos puramente abstratos, aprimorando o processo de aprendizagem.

É muito mais fácil para o aluno compreender alguns conteúdos ao "visualizar" o fenômeno da natureza através de experimentos do que somente imaginar como ocorrem tais fenômenos.”

Jussara - Profª. do Cidepe

Receba todas as nossas novidades por e-mail

Ao clicar em enviar, você concorda com a nossa Política de Privacidade