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Unidade mestra de Biologia com sensor, interface e software, 4 grupos

Função

Destinado ao estudo, laboratório de Biologia Geral, experimentos de Biologia sobre: Metrologia. Como utilizar o microscópio biológico? Identificando as partes de um microscópio biológico. Como manusear o bisturi. O que é o bisturi. Como manusear o bisturi. Ecossistema. A identificação de algumas sementes.
Como identificar os solos humífero, arenoso e argiloso? O ar que expiramos contém vapores de água? O ar ocupa lugar no espaço? A água contida no solo.
O solo contém sais minerais. Alguns componentes do ar que respiramos, o oxigênio e o gás carbônico. Biologia celular. Quais as condições oferecidas pelo ovo para que a ave se desenvolva? Como são as células bucais? A membrana celular, o núcleo e o citoplasma. Como é o tecido vegetal da cebola? A parede celular, a membrana celular, o núcleo. Como podemos verificar a osmose em células vegetais? A epiderme da cebola. Observando a difusão de partículas. Observando células de tecido suberoso. Como são as células do músculo estriado esquelético? Como são as células do músculo liso? Bioquímica. Como a catalase atua no interior de células vegetais? É possível observar a ação das enzimas? Como testar o pH de diferentes substâncias? Quais das amostras de alimentos apresentam lipídios? Como extrair e observar o DNA de uma fruta? Observando o amido. Como são os diferentes grãos de amido? Localizando o amido em diferentes substâncias. Reino monera, protoctista e fungi. A decomposição da fruta sobre a ação do mofo. O mofo decompõe matéria orgânica. Observação microscópica do mofo da laranja. Como são as leveduras? Como os fungos do tipo levedura se desenvolvem no sal e no açúcar ? Como observar microrganismos aquáticos? Microrganismos aquáticos. Reino animalia. Cultura e observação de microcrustáceo Daphnia sp. Como são as antenas, patas e boca dos insetos? Como é o rim? Como os animais se sustentam e locomovem? Onde estão as bactérias? Como realizar a aquisição de dados através do quimógrafo. Reino plantae. A germinação e a força exercida pela semente ao germinar. A capacidade de absorção de nutrientes, uma das funções das raízes. Uma das funções do caule, capilaridade. O que se entende por capilaridade. Estudo de cascas vegetais. A direção do crescimento das raízes e a direção do crescimento do caule. A fotossíntese, as plantas verdes necessitam de luz, energia luminosa. Como são os estômatos? Como são as estruturas de uma flor? A flor. O pólen. As sépalas e as pétalas. O gineceu e os óvulos. O caule conduz a seiva para todas as partes da planta. A folha de elódea. Como são as estruturas reprodutivas das pteridófitas? Comparando o poder germinativo de sementes. O fototropismo nos vegetais. O que se entende por fototropismo. O que se entende por auxina. Comparando diferentes quantidades do hormônio auxina em um tipo de semente. Diferenças entre monocotiledôneas e dicotiledôneas. Características das monocotiledôneas. Características das dicotiledôneas. A influência dos diferentes tipos de água no desenvolvimento de sementes. O solo fértil. Preparando diferentes tipos de água. A influência da luz no brotamento e desenvolvimento das sementes do girassol. Fisiologia humana. Como nós somos por dentro? O esqueleto. O sistema locomotor, estrutura e movimento - os músculos. Como respiramos em diferentes situações? etc.

O Cidepe - Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa - é uma empresa de referência em instrumentos educacionais em instituições de ensino no Brasil e no exterior. Com uma experiente equipe de engenheiros, professores, pesquisadores, consultores e demais colaboradores, o Cidepe desenvolve produtos com tecnologia e talento humano para aprimorar a dinâmica de ensino.
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Principais Experimentos

  • » Como utilizar o microscópio biológico? - 1505.011
  • » Identificando as partes de um microscópio biológico - 1505.014
  • » A identificação de algumas sementes. - 0001.040
  • » Como identificar os solos humífero, arenoso e argiloso? - 0001.050
  • » O ar que expiramos contém vapores de água? - 0001.085
  • » O ar ocupa lugar no espaço? - 0001.095
  • » A água contida no solo. - 0001.210A
  • » O solo contém sais minerais. - 0001.220
  • » Alguns componentes do ar que respiramos, o oxigênio e o gás carbônico. - 0001.325
  • » Quais as condições oferecidas pelo ovo para que a ave se desenvolva? - 0001.240
  • » Como são as células bucais? - 1481.009A
  • » Como é o tecido vegetal da cebola? - 1481.010A
  • » Como podemos verificar a osmose em células vegetais? - 1481.011A
  • » Observando a difusão de partículas. - 1481.012
  • » Observando células de tecido suberoso. - 1505.012
  • » Como são as células do músculo estriado esquelético? - 1505.020A
  • » Como são as células do músculo liso? - 1505.020B
  • » Como a catalase atua no interior de células vegetais? - 0003.015
  • » É possível observar a ação das enzimas? - 0003.017
  • » Como testar o pH de diferentes substâncias? - 0003.019
  • » Quais das amostras de alimentos apresentam lipídios? - 0003.024
  • » Como extrair e observar o DNA de uma fruta? - 0003.025A
  • » Observando o amido - 1481.411A
  • » Como são os diferentes grãos de amido? - 1481.412A
  • » Localizando o amido em diferentes substâncias. - 1481.413
  • » A decomposição da fruta sobre a ação do mofo. - 0001.245
  • » O mofo decompõe matéria orgânica. - 0001.250
  • » Observação microscópica do mofo da laranja. - 0001.254
  • » Como são as leveduras? - 0001.255
  • » Como os fungos do tipo levedura se desenvolvem no sal e no açúcar ? - 0001.256
  • » Como observar microrganismos aquáticos? - 0001.360A
  • » Cultura e observação de microcrustáceo Daphnia sp. - 0001.361A
  • » Como são as antenas, patas e boca dos insetos? - 1491.004B
  • » Como é o rim? - 1491.005
  • » Como os animais se sustentam e locomovem? - 1491.006
  • » Onde estão as bactérias? - 1505.013
  • » Aquisição de dados com o quimógrafo. - 1800.010
  • » Procedimentos gerais para uma aula experimental FQB. - 1201.003
  • » Algumas normas de segurança QB. - 1201.003A
  • » Alguns cuidados especiais no laboratório QB. - 1201.003B
  • » Relatórios e cadernos de laboratório FQB. - 1201.003C
  • » Procedimentos na realização dos experimentos QB. - 1201.003D
  • » Algumas orientações sobre a limpeza e a secagem das vidrarias QB. - 1201.005
  • » A germinação e a força exercida pela semente ao germinar. - 0001.145
  • » A absorção da raiz. - 0001.151
  • » Uma das funções do caule. - 0001.155
  • » Estudo de cascas vegetais. - 0001.156
  • » A direção do crescimento das raízes e a direção do crescimento do caule. - 0001.160
  • » A fotossíntese, as plantas verdes necessitam de luz energia luminosa. - 0001.170
  • » Como são os estômatos? - 0001.173
  • » Como são as estruturas de uma flor? - 0001.180
  • » O caule conduz a seiva para todas as partes da planta. - 0001.340
  • » A folha de elódea - 1481.002
  • » Como são as estruturas reprodutivas das pteridófitas? - 1481.006C
  • » Comparando o poder germinativo de sementes. - 1481.041
  • » O fototropismo nos vegetais. - 1481.437
  • » Comparando diferentes quantidades do hormônio auxina em um tipo de semente. - 1481.438
  • » Diferenças entre monocotiledôneas e dicotiledôneas. - 1481.440
  • » A influência dos diferentes tipos de água no desenvolvimento de sementes. - 1481.441
  • » A influência da luz no brotamento e desenvolvimento das sementes do girassol. - 1481.442
  • » Como nós somos por dentro? O esqueleto. - 1505.016B
  • » O sistema locomotor, estrutura e movimento - os músculos - 1505.020C
  • » Como respiramos em diferentes situações? - 1800.012
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