Notícias

  • Workshop Equipamentos Didáticos - Colégio Dante Alighieri

    13/11/2018

    O Cidepe realizou no ultimo sábado, dia 10, a segunda edição do workshop “Equipamentos Didáticos” onde apresentou suas soluções em Energias Renováveis e Matemática. O evento aconteceu no colégio Dante Alighieri, que é referência em São Paulo e no Brasil pelo diferencial no ensino e uso das tecnologias educacionais.

    O evento contou com a participação de um publico altamente qualificado entre mestres, professores e engenheiros de diversas instituições de ensino e empresas do setor.
    Foram abordados o domínio tecnológico sobre os temas, bem como o uso da experimentação para tornar aulas mais dinâmicas e atrativas para despertar o interesse e a curiosidade nos estudantes.

    "A presença do Cidepe em nossa escola, mostrando novos equipamentos para laboratórios de ciências, física e matemática, proporciona aos professores voos em novas ideias, novos experimentos, aulas temáticas, projetos disciplinares e interdisciplinares. É mais uma ótima oportunidade para fazemos formação continuada em ensino por investigação." Completa a Professora Cristiane Tavolaro, do departamento de Física do Colégio Dante Alighieri.

     

    dante 1 dante 12 dante 13 dante 14 dante 5 dante 6 

  • No mês dos professores nossa homenagem é um presente especial. Confira o REGULAMENTO abaixo:

    09/10/2018

     professor 2 professor 1

     

     

     

     

     

     

     

    No mês de outubro, para homenagear todos os professores que contribuem para melhoria de ensino, estaremos sorteando um tablet.

    Para participar é muito simples: siga o Cidepe nas redes sociais, curta este post e comente / compartilhe com o nome de outros 2 professores !
    O sorteio será no dia 5 de novembro e será divulgado em nossas redes sociais. Pariticipe!

    REGULAMENTO:
    1- Promoção válida em todo território nacional;
    2- O período da promoção compreenderá as postagens e compartilhamentos até o dia 31 de outubro de 2018;
    3- O sorteio será realizado dia 5 de novembro de 2018, e será divulgado em nosso stories, do Instagram;
    4- O ganhador somente será válido se, de fato, comprovar ser um professor;
    5- Para concorrer é muito simples: basta seguir o Cidepe, curtir o post da promoção e compartilhar o mesmo numa das redes sociais Facebook ou LinkedIn ou ainda comentar o nome de outros 2 professores no Instagram;
    6- Quanto mais comentários você fizer, maiores as suas chances de ganhar.

    Boa sorte!

  • Cidepe participa na Capital Federal da edição 2018 do ConectaIF

    30/07/2018

    conectaIF

    O Cidepe - Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa, participará do Encontro de Educação Profissional, Científica e Tecnológica- ConectaIF-2018, promovido pelo Instituto Federal de Brasília(IFB). O evento acontecerá junto ao Centro de Eventos Ulysses Guimarães, na capital federal de 06 à 10 de agosto.
    A programação reunirá, profissionais da educação, professores e alunos para debates, seminários e apresentações de trabalhos que discutirão, soluções inovadoras, científicas e tecnológicas para o meio. Paralelo, a extensa programação do ConectaIF-2018, acontece ainda o II Seminário de Ensino Médio Integrado. Promovido pelo Ministério da Educação e Governo Federal, atividades tem diversos institutos nacionais e internacionais que já confirmaram presença entre eles, a organização dos Estados Ibero Americanos(OEI). E nesta edição, a empresa gaúcha Cidepe estará com sua marca fortalecendo as relações e negócios entre os participantes; apresentando suas soluções, novidades e equipamentos de ensino e aprendizagem nas áreas da matemática, química, física, biologia, engenharias e energias renováveis. Além disso, a equipe de colaboradores objetiva buscar atualização e conhecimento nos principais temas em torno do acontecimento.

  • XI Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular- CBESP

    07/06/2018

    CBESP

    Estaremos participando, de 7 à 9 de junho, do XI Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular - CBESP, que acontece na Ilha de Comandatuba, na Bahia.
    O evento é referência reunindo as principais lideranças do setor da Educação Superior no Brasil, especialmente na área particular, reitores, mantenedores, gestores, autoridades governamentais e políticas com responsabilidade na área de educação – renomados educadores e formuladores de políticas públicas para a educação no Brasil.

    Paralelo ao congresso, acontece um momento de interatividade com as empresas convidadas e os expositores. Nesta edição, o Cidepe estará presente com um stand em parceria com o representante Algetec de Salvador - Bahia. Além da presença forte da marca Cidepe, o evento servirá para estreitar o relacionamento com as instituições de ensino participantes e atualizar-se dos temas pertinentes e as novas tendências da educação futura de ensino particular brasileiro.

  • Cidepe inicia atividades comerciais na Costa Rica

    26/04/2018

    INAUGURAÇÃO SHOWROOM DA CORPORACIÓN ACS INAUGURAÇÃO SHOWROOM DA CORPORACIÓN ACS

     

     

     

     

     

     

    Entre os dias 16 e 20 de abril de 2018, o CIDEPE - Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa, realizou uma série de atividades comerciais em San José, Costa Rica, em parceria com seu novo distribuidor para o mercado local, a empresa Corporación ACS.

    No dia 18, foi inaugurado “showroom” de equipamentos CIDEPE nas dependências de seu parceiro costa-riquenho, assim como também foi dada capacitação técnica para montagem e utilização dos produtos ao corpo comercial e técnico da Corporación ACS. No dia seguinte, quinta feira 19 de abril, foi realizado em duas sessões, manhã e tarde, workshop para clientes finais, o qual teve como tema a utilização de equipamentos didáticos no ensino das disciplinas de Física e Matemática. A adesão ao evento foi grande, contanto com a participação de importantes grupos educacionais, universidades e escolas locais.
    Representaram o CIDEPE neste trabalho o Diretor Presidente Sr. Luiz Ramos, o Trader de Exportação Daniel Marzullo, bem como os físicos Jussara Guimarães e Guilherme Sampert.

    WORKSHOP PARA CLIENTES FINAIS  WORKSHOP PARA CLIENTES FINAIS

  • Chilenos recebem capacitação na sede do Cidepe.

    19/04/2018

    avantec

    Um grupo de diretores e professores chilenos de escolas Adventistas estiveram na sede do CIDEPE, em Canoas(RS), neste mês de abril, recebendo capacitação sobre os equipamentos adquiridos recentemente. Escolas chilenas já contam com vários equipamentos em seus laboratórios. As informações adquiridas por este grupo foram destinadas às áreas de Física, Matemática, Química e Biologia. Durante esta visita, foram entregues placa e premiações aos representantes da AVANTEC pelo atingimento da meta de vendas para o ano de 2017, no Chile. Os profissionais da AVANTEC que receberam este reconhecimento foram: Jorge Fernandez e Diego Alcaino.

    Daniel Marzullo - Trader Cidepe, Jorge Fernandez e Diego Alcaino da AVANTEC e Eunice Valmorbida - diretora Cidepe

  • Cidepe instala módulos para hidráulica no Peru.

    18/04/2018

    CHILENOS

    Em parceria com o distribuidor exclusivo para o Peru, a empresa ADES, o CIDEPE instalou, no mês de março de 2018, módulos para hidráulica.

    O cliente final que comprou os equipamentos chama-se “Universidad Peruana del Centro - UPECEN”, localizada na cidade de Huancayo, Peru e está equipando seu laboratório para Engenharia Civil. Foram responsáveis pela instalação dos equipamentos e capacitação dos professores da universidade os físicos da empresa ADES Wiliam Trujillo e José Castañeda.

    Além do conjunto para hidráulica, também foram adquiridos pela mesma universidade diversos outros equipamentos, software para aquisição de dados e Interface.

    Na foto, físicos da ADES instalando e capacitando os clientes finais nos equipamentos Cidepe.

  • Equinócio e Solstício

    20/03/2018

    Equinocio

    Equinócio

    O equinócio é um fenômeno astronômico em que os raios do Sol incidem de forma direta na linha do Equador. O equinócio ocorre em dois dias do ano, deixando dia (parte iluminada) e noite (parte escura) com o mesmo tempo de duração.

    Os dois dias de equinócio são utilizados para marcar o começo de duas estações do ano: primavera e outono.

    O equinócio de outono, geralmente ocorre em 20 de março e marca o início do outono no hemisfério sul. No hemisfério norte ele dá início à primavera.

    O outro equinócio ocorre no dia 22 ou 23 de setembro, dependendo do ano. No hemisfério sul é o equinócio de primavera e marca o início desta estação do ano. Já no hemisfério norte ele marca o começo do outono.

     

    Solstício

    O solstício é o fenômeno astronômico em que os raios do Sol incidem diretamente sobre o Trópico de Capricórnio ou Trópico de Câncer. Existem dois dias de solstício durante o ano. Eles marcam o início de duas estações do ano: verão e inverno.

    No hemisfério sul, o solstício de verão ocorre no dia 21 ou 22 de dezembro. Num destes dias, dependendo do ano, os raios solares incidem diretamente sobre o Trópico de Capricórnio. Ele marca o início do verão neste hemisfério. Já o solstício de inverno ocorre no dia 20 ou 21 de junho, dando início ao inverno neste hemisfério.

    No hemisfério norte, o solstício de verão ocorre no dia 20 ou 21 de junho e marca o começo do verão. Os raios solares, num destes dias, incidem diretamente sobre o Trópico de Câncer. Já o solstício de inverno, neste hemisfério, ocorre no dia 21 ou 22 de dezembro.

     

    Heliodon Cidepe

    Com o EQ219 do Cidepe, um equipamento portátil e prático, você pode demonstrar aos seus alunos o estudo do movimento aparente do Sol, tal como visto da Terra, duração do dia solar e da hora do nascer e do pôr do Sol em qualquer dia do ano e para qualquer lugar do planeta, entre outros fenômenos...

    Confira: https://goo.gl/gsj2eQ

  • Stephen Hawking, físico britânico, morre aos 76 anos

    14/03/2018

    eins

    Stephen William Hawking, físico e pesquisador britânico, morreu aos 76 anos nesta quarta-feira (14) em sua casa na Inglaterra. Hawking se tornou um dos cientistas mais conhecidos do mundo ao abordar temas como a natureza da gravidade e a origem do universo. Também foi um exemplo de determinação por resistir muitos anos à esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa.

    A morte foi comunicada por sua família à imprensa inglesa. "Estamos profundamente tristes pela morte do nosso pai hoje", disseram seus filhos Lucy, Robert e Tim. "Era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos", afirmaram em um comunicado. A causa da morte ainda não foi divulgada.

    Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942, exatamente 300 anos após a morte de Galileu, e morreu na mesma data do nascimento de Albert Einstein (14 de março de 1879).

    No final da década de 1960, Stephen Hawking ganhou fama com sua teoria da singularidade do espaço-tempo, aplicando a lógica dos buracos negros a todo o universo. Ele detalharia o tema ao público em geral no livro "Uma breve história do tempo", best-seller lançado em 1988.

    Em 2014, sua história de vida foi contada no filme "A teoria de tudo", que rendeu o Oscar de melhor ator a Eddie Redmayner, que interpretou o físico no cinema.

    fonte portal G1.com

  • Entramos para a Elite da Matemática

    26/01/2018

    O Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, na edição do dia 25 de janeiro, destaca a presença do Brasil no seleto grupo de países com destaque de pesquisas em Matemática. Mostra o reconhecimento e esforços dos nossos profissionais. Confira aqui as informações completas desta notícia.

    https://globoplay.globo.com/v/6449732/

Receba todas as nossas novidades por e-mail